Páginas

sábado, 17 de dezembro de 2011

A Terra no espaço


O BIG-BANG formou-se à aproximadamente 14 mil milhões de anos. Big bang foi uma explosão que deu origem ao Universo, formando-se inicialmente matéria simples que se foi transformando de acordo com as condições existentes.
Devido ao impulso da explosão o Universo tem-se expandido, gerando o espaço e o tempo.
A matéria foi arrefecendo e condensando, dando origem a Galáxias e dentro destas a estrelas e outros astros.

O Universo é um conjunto formado pelo espaço celeste e de todos os seus astros, gases e poeiras.

Uma galáxia é um conjunto de estrelas (mais de 100 milhares de milhões), gás, poeiras e outros pequenos astros (planetas, cometas, asteróides, etc.).


Os astros são corpos celestes que existem no espaço.

As estrelas são astros que emitem luz própria e cintilante em virtude das reacções nucleares de fusão que ocorrem no seu interior.
PLANETA – Astros formados por gases e materiais rochosos, sem luz própria, que podem girar directamente em torno de uma estrela ou em volta de outro planeta.
PLANETAS PRINCIPAIS – Planetas que giram em torno de uma estrela (Ex.: Terra, Marte, Saturno, etc.).
PLANETAS TELÚRICOS – Planetas semelhantes à Terra (Mercúrio, Vénus, Terra, Marte).

PLANETAS LONGÍNQUOS – Planetas que se encontram a grande distancia da Terra (Júpiter, Saturno, Urano e Neptuno).

PLANETAS SECUNDÁRIOS ou PLANETAS SATÉLITES – Planetas que giram em torno de um planeta principal (Ex.: Lua, Titã, Europa, Io, etc.)

Os cometas são astros que se movem a velocidades superiores às dos planetas, seguindo órbitas excêntricas em torno do Sol.
Os asteróides são astros sólidos e de pequenas dimensões que se encontram na CINTURA DE ASTERÓIDES (conjunto de asteróides que se encontram entre as órbitas de Marte e Júpiter).

Meteoróides e Meteoros são astros que colidem com outros astros (provindo normalmente da Cintura de Asteróides).

O SISTEMA SOLAR é um conjunto formado pelo Sol e todos os Astros que giram à sua volta.


MOVIMENTO DE TRANSLAÇÃO ou MOVIMENTO DE REVOLUÇÃO – Movimento dos planetas em torno de uma estrela.

MOVIMENTO DE ROTAÇÃO – Movimento giratório de um astro em torno do seu próprio eixo.

ESTRUTURA DA TERRA
Aproximadamente 5 mil milhões de anos o Sistema Solar teria começado a formar-se numa nébula formada por gases e poeiras. Esta encontrava-se no espaço que separa as diferentes estrelas da Via Láctea...
A maior parte da matéria dessa nébula teria dado origem ao Sol. Os restantes materiais teriam dado origem aos outros astros (Planetas, Cometas, Asteróides, etc....)...
Um desses astros que se formou à aproximadamente 4600 milhões de anos foi a Terra. A Terra é constituída por:


  • CROSTA OU CRUSTA – Camada externa da superfície rochosa da Terra. Existem dois tipos de Crostas: CROSTA CONTINENTAL (com uma espessura média de 35Km podendo nas regiões mais montanhosas chegar aos 70Km) e CROSTA OCEÂNICA (com uma espessura média de 6 a 7km é mesmo assim mais densa que a Crusta Continental).


  • MANTO – Zona da estrutura da Terra que se situa abaixo da Crosta e acima do Núcleo. Encontra-se dividido em: MANTO SUPERIOR e MANTO INFERIOR.

  • NÚCLEO – É a zona mais interna da Terra. Encontra-se dividido em: NÚCLEO EXTERNO (fundido = liquido, entre os 2900 e os 5175km de profundidade) e NÚCLEO INTERNO (sólido, entre os 5175km de profundidade e o centro).

  • LITOSFERA – Parte da estrutura da Terra constituída pela Crosta e a parte superior do Manto Superior. Encontra-se no estado sólido rígido, sendo portanto constituída por rochas muito duras e quebradiças.

  • ASTENOSFERA – Parte da estrutura da Terra constituída por parte do Manto Superior logo abaixo da Litosfera. Encontra-se no estado sólido plástico (portanto moldável)

  • MESOSFERA – Parte da estrutura da Terra constituída pelo restante Manto Superior logo a baixo da Astenosfera mais o Manto Inferior (Sólida).

  • ENDOSFERA – Parte mais interna e mais densa da estrutura da Terra que compreende todo o Núcleo.

Como se formou o 1ºser vivo
Por todas estas razões julga-se que a vida teria tido origem na água, protegida de todas estas condições inóspitas... Contudo, para a formação da vida neste planeta primitivo só existiam de origem os Compostos Inorgânicos, mas faltavam os outros compostos também necessários à vida, osCompostos Orgânicos...
Julga-se que foram os Raios Ultravioletas, Descargas Eléctricas dos Relâmpagos e as Altas Temperaturas  com a água que teriam feito reagir entre si as diferentes moléculas inorgânicas, gerando ao longo de milhões de anos as Moléculas Orgânicas. Estas por sua vez reagiam umas com as outras gerando Moléculas Orgânicas mais complexas (como por exemplo o DNA). Todos estes materiais foram-se acumulando no oceano, formando um "Caldo Primitivo"... Até que "por acaso" à cerca de 3500 milhões de anos se teria formado o primeiro Ser Vivo, uma Célula Procariótica (sem núcleo diferenciado)... A partir daqui, a vida evoluiu, aparecendo organismos capazes de sintetizar os seus próprios compostos orgânicos. Alguns destes libertaram o gás oxigénio, que passado alguns milhares de anos se começou a acumular na atmosfera. A partir deste gás e por reacção com os raios ultravioletas formou-se o Ozono, o que levou à formação da Camada de Ozono (eficaz filtro contra as radiações Ultravioletas)... Posteriormente a vida evoluiu para um novo tipo de células, as Células Eucarióticas.
Estes novos organismos Eucariontes evoluíram de seres unicelulares para seres pluricelulares... O passo seguinte foi a conquista pela vida da superfície da terra. Este passo implicou várias adaptações dos organismos que até aí eram aquáticos e portanto tiveram que vencer vários problemas (desidratação por perda de água pela superfície dos seus corpos, reprodução independente de cursos de água, etc....)...

Em suma o planeta Terra apresenta condições especiais que permitiram o aparecimento e manutenção da vida, tais como: A existência de uma atmosfera e uma distância ao Sol, que por sua vez permitem uma temperatura amena e adequada à manutenção de água no estado líquido, fundamental à vida...


A TERRA E OS SEUS SUBSISTEMAS

A Terra consiste num conjunto formado por diferentes partes ou subsistemas em interacção. Existem quatro subsistemas principais na Terra: a Hidrosfera, a Atmosfera, a Geosfera e a Biosfera.

Hidrosfera corresponde ao somatório de toda a água existente na superfície terrestre. Os oceanos, os rios, os lagos, as águas subterrâneas e os glaciares fazem parte da hidrosfera.
No entanto, para alguns investigadores as massas de água no estado sólido constituem outro subsistema, a Criosfera...
Atmosfera constitui a camada gasosa da Terra sendo, essencialmente, composta por azoto (78%) e oxigénio (21%), seguindo-se o árgon (0.9%) e o dióxido de carbono (0.03%), para além de outros gases menos significativos.

Geosfera corresponde à parte sólida da Terra, englobando as grandes massas continentais e os fundos dos oceanos, bem como os restantes materiais que se encontram no interior da Terra. É na geosfera que a maior parte dos seres vivos encontra o suporte para andar e habitar.

Biosfera como já sabes é formada pelo conjunto dos seres vivos que habitam a Terra. Existe uma interacção constante entre os seres vivos e os diferentes subsistemas terrestres.

A interacção dos Subsistemas
O nosso planeta é, então, constituído por quatro subsistemas (ou cinco, conforme certos autores), que interagem e permanecem em equilíbrio entre si. Qualquer alteração provocada pelo Homem num destes subsistemas irá ter consequências graves no sistema Terra e alterar o ambiente em que a espécie humana habita e do qual depende a sua sobrevivência.

Sem comentários:

Enviar um comentário