Páginas

terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Química : Átomos, Moléculas, Elementos e Compostos


O que é um Átomo ?

Todas as substâncias são feitas de matéria e a unidade fundamental da matéria é o átomo. O átomo constitui a menor partícula de um elemento. O átomo é composto de um núcleo central contendo prótons (com carga positiva) e nêutrons (sem carga). Os elétrons (com carga negativa e massa insignificante) revolvem em torno do núcleo em diferentes trajetórias imaginárias chamadas órbitas.

O que é um Elemento ?

Elemento é uma substância feita de átomos de um tipo. Existem cerca de 82 elementos que ocorrem naturalmente e cerca de outros 31 elementos criados artificialmente como listados na Tabela Periódica.

O que é Número Atômico e Peso Atômico ?

Número Atômico de um elemento é o número de prótons no núcleo de um átomo. Como átomos são eletricamente neutros, o número de prótons é igual ao número de elétrons.
Peso Atômico (eu massa atômica relativa) de um elemento é o número de vezes que um átomo daquele elemento é mais pesado que um átomo de hidrogênio. O peso atômico do hidrogênio é tomado como sendo a unidade [1].
Número de Massa of an element is the sum of the number of protons and neutrons in the nucleus of an atom.
Os elementos estão arranjados em ordem crescente de número atômico (juntamente com suas massas atômicas) em uma tabela chamada Tabela Periódica.

O que é uma Molécula ?


Uma molécula é formada quando átomos do mesmo ou diferentes elementos se combinam. A molécula é a menor partícula de uma substância que pode normalmente existir de maneira independente.
Exemplos:

Dois átomos de oxigênio se combinam para formar uma molécula de oxigênio [O2].
Um átomo de carbono se combina com dois átomos de oxigênio para formar uma molécula de dióxido de carbono [CO2].


O que é um Composto ?

Um composto é formado quando átomos ou moléculas de diferentes elementos se combinam. Em um composto, os elementos estão quimicamente combinados em uma proporção fixa.
Exemplos:

Hidrogênio e oxigênio são combinados na proporção fixa de 2:1 para formar o composto água [H2O].
Carbono e oxigênio são combinados na proporção fixa de 1:2 para formar o composto dióxido de carbono [CO2].

Retirado do site:
http://br.syvum.com/cgi/online/serve.cgi/materia/quimica/atomic2.html

Retirado do blog:
http://maiscerebro.blogspot.com/

Velocidade da Luz Possivelmente Ultrapassada

Neutrino a colidir com protão
numa câmara de bolhas


Os neutrinos, partículas sub-atómicas de difícil deteção cuja interação com a matéria é muito fraca e a massa muito pequena, foram medidos a uma velocidade que ultrapassa ligeiramente a velocidade da luz, considerada até agora um limite intransponível. Caso isto seja confirmado por outras experiências, este resultado surpreendente e totalmente inesperado face às teorias de Albert Einstein poderá abrir perspetivas completamente novas. Segundo Einstein e a sua teoria da relatividade, nada no Universo pode ultrapassar a velocidade da luz, pela que a descoberta agora anunciada põe em causa as bases mais importantes da física moderna. As medições efetuadas pelos especialistas com experiência internacional desta investigação, a que se chamou Opera, concluíram que um feixe de neutrinos percorreu os 730 quilómetros que separam as instalações do CERN, em Genebra, do laboratório subterrâneo de Gran Grasso, no centro de Itália, a 300,006 quilómetros por segundo, ou seja, uma velocidade superior em seis quilómetros por segundo à velocidade da luz. Por outras palavras, se os neutrinos e a luz fizessem uma corrida de 730 quilómetros, os neutrinos cruzariam a linha de chegada com 20 metros de avanço sobre a luz. Tendo em conta o enorme impacto que tal resultado poderá ter na física, são necessárias medições independentes para que o efeito observado possa ser negado ou então formalmente estabelecido. É por isso que os investigadores do projeto Opera desejam abrir este resultado a um exame mais amplo por parte da comunidade de físicos.



Retirado do blog:
http://maiscerebro.blogspot.com/

A Tabela Periódica

A Tabela Periódica, criada pelo químico russo Dmitri Mendeleev, lista todos os elementos pela ordem do seu número atómico (o número de protões num átomo). A tabela está dividida por filas, chamadas períodos, e colunas, chamadas grupos. Os elementos de um mesmo grupo têm o mesmo número de eletrões na sua orbital mais periférica. Os elementos no mesmo período têm o mesmo número de orbitais. Cada elemento presente na Tabela Periódica é representado dentro de um quadrado. Esse quadrado contém o símbolo químico, nome, massa atómica, número atómico e número de eletrões. O quadrado onde está o elemento tem sempre uma cor, dependendo do tipo de elemento. Estes são os metais alcalinos, os metais alcalinos-terrosos, os metais de transição, os gases nobres, os metalóides, os não-metais e os halogéneos. Existem duas filas demetais de transição que não se enquadram bem na tabela, por isso são representadas por baixo. Os elementos pertencentes a estas filas designam-se por lantanídeos e actinídeos. Têm este nome porque os primeiros elementos destas filas chamam-se "lantânio" e "actínio". A maioria dos elementos pertencentes aos lantanídeos e actinídeos são radioativos.

Para quem quiser saber mais, tem aqui o link de uma tabela periódica interativa:
http://profmokeur.ca/quimicap/

Se alguém acha que já sabe, visite este link com um jogo onde tem de fazer corresponder os elementos aos símbolos, em INGLÊS!
http://www.gamesk12.com/online/educational/periodic-table.html


Retirado do blog:
http://maiscerebro.blogspot.com/

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Como funciona o universo

Se querem ficar boquiabertos como eu fiquei, então observem este vídeo:

Os tamanhos do universo:

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Quando a verdade magoa...

Escondidos na ausência e no esquecimento ficam muitos pensamentos e sentimentos. No entanto ficam guardadinhos numa gaveta permanente, que embora não abramos e por vezes nos esqueçamos que ela existe, está lá, sempre à espera de uma oportunidade para soltar os papéis e arrebatar-nos com aquelas verdades encarceradas que já devíamos ter libertado há muito tempo... até que um dia, um dia explodimos e dizemos tudo, tudo aquilo que nos magoa, dizemos a verdade Por vezes iludimos-nos de que estamos a magoar o outro, mas quem vivia profundamente magoados éramos nós. Curiosamente o outro também se sente magoado com as "verdades" que lhe dissemos... No entanto esquecem os 2 que ninguém tem a capacidade de magoar outrem, apenas o próprio a si, por intermédio de outros ou de si próprio. Ficar magoado, depende sempre da reacção que a 2ª pessoa tem ao que a outra diz ou faz. Não é possível impor a mágoa, é preciso haver uma aceitação, deixar-se afectar, gerar um sentimento negativo, ficar ressentido e então escolher ficar magoado.

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Françês- Roupa 2



Francês
Português
 chemisier
blusa
 soutien-gorge
sutiã
 ceinture
cinto
 casquette
gorro, boné
 manteau
casaco
 robe
vestido
 gants
luvas
 mouchoir
lenço
 chapeau
chapéu
 veste
jaqueta
 jean
calça jeans
 écharpe
cachecol
 chemise
camisa
 chaussure
sapato
 lacet
cadarço
 short
shorts
 jupe
saia
 chaussettes
meias
 complet
terno
 cravate
gravata
 pantalon
calças
 teeshirt
camiseta
 uniforme
uniforme

Françês-cores básicas


Francês
Português
 noir
preto
 marron
 castanho
 bleu
azul
 vert
verde
 gris
cinza
 orange
laranja
 rose
rosa
 pourpre
roxo
 rouge
vermelho
 violet
violeta
 blanc
branco
 jaune
amarelo





Francês-Roupa

Aqui têm alguma roupa em frances. Se forem do 7ºano isto pode ajudar muito!

Portugues
Francês
Blusa
Corsage
Boina
Béret
Calça jeans
Blue-jeans
Calça
Pantalon
Calção, bermuda
Bermuda
Camiseta
Tee-shirt
Capa de chuva
Imperméable, ciré
Carteira
Porte-feuille
Chapéu
Chapeau
Cinto
Ceinture
Gorro, boné
Bonnet
Gravata
Cravatte
Jaqueta
Veste
Luvas
Gants
Meias
Chaussettes
Sobretudo
Pardessus
Pijama
Pyjama
Roupas de baixo em geral
Sous-vêtements
Saia
Jupe
Sandálias masculinas e femininas
Sandales
Sapato
chaussure
Shorts
Short

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

A Pérola (resumo)



Autor: John Steinbeck
Título: A Pérola


A Pérola é a história de uma família índia, que vive na pobreza: Kino, sua mulher, Juana, e o seu filho chamado Coyotito.

Certo dia Coyotito é picado por um escorpião, e, devido à gravidade da picadela, Kino decide levar o filho ao médico da cidade. Mas, o médico quando sabe que o doente é pobre não o atende. O filho de Kino melhora, mas...

Kino foi trabalhar, como sempre, pescar e tentar encontrar pérolas, e, nesse mesmo dia, ele encontra uma pérola grandiosa. Kino pensa então que se vender a pérola, pode tornar-se rico e dar uma boa vida à sua família. No dia seguinte, decide ir à cidade tentar vender a pérola, mas por surpresa os vendedores dizem que a pérola não tem valor porque é grande de mais.

Kino fica muitíssimo triste e decide ir às grandes cidades vender a sua posse. Mas, nessa noite Kino é assaltado e um dos assaltantes acaba morto. Kino percebe então que a pérola é muito valiosa, mas para as pessoas da cidade era melhor roubá-la do que comprá-la. Kino tinha agora a cabeça a prémio e decide fugir para as florestas. Ele é perseguido durante dias mas, devido à sua esperteza, consegue dominar os batedores que andavam no seu encalce. Kino volta então a casa e livra-se da pérola que para além da sua grandiosidade, trouxe à sua família muito sofrimento.


domingo, 1 de janeiro de 2012

Pensamentos de amor


"Se perguntarem pra mim se eu amo a lua com toda minha certeza eu direi que 
sim , porque não a nada que tenha uma beleza tão perfeita como a dela, ela 
que me faz dormir nas noites tristes, nas noites de dias que eu sinto um 
aperto no coração Pra min ela é um otimo remédio para trizteza ou para 
solidão . Com ela eu não me sinto sozinho porque é uma compainhia que não 
se iguala a ninguém. Pessoas que me conhecem dizem que eu sou doido de 
ficar até autas horas apreciando sua Beleza, Porisso eu digo e repito eu me 
fascino pela Lua."

Frases para a tua melhor amiga

Quando tiveres uma lágrima de tristeza, parte-a ao meio, dá-me metade e chorarei contigo. Quando eu tiver um sorriso de alegria dou-te inteiro so para te ver feliz!

Hoje não sou nada! !Mas amanhã? Então não me julgues hoje, para não ter que te condenar amanhã

Se me perguntar se vou chorar quando você morrer, a minha resposta é não!!! Pois eu vou morro também!

Amiga naum e aquela que seca as lagrimas. Mas sim aquela que nunca as deixa cair!!

Amigo, pedra rara, dificil de se encontrar e encontrada nos momentos mais inesperados, pelas pessoas que mais necessitam dela!

Quando você se sentir sozinha,olhe para a lua/sol e veja que eles também estão sozinhos e nem por isso deixam de brilhar!!!!!

O amor pergunta para a amizade
pra q tu serves?
a amizade responde
sirmo para limpas as lagrimas que tu deixas cair!